23 de novembro de 2009

VEREADORES ENTREGAM MEDALHAS ZUMBI DOS PALMARES NA PRAÇA CENTRAL



A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste realizou na manhã deste sábado (21), na Praça Central Coronel Luiz Alves, a cerimônia de entrega das medalhas Zumbi dos Palmares, dentro da programação de atividades desenvolvidas pela Associação Beneficente e Cultural Comunidade Negra “Quilombo da Paz”, durante a comemoração da Semana da Consciência Negra no município.

A honraria foi instituída pelo Decreto Legislativo 02/2002, de autoria do então vereador Gilmar Vieira da Silva, e é outorgada a pessoas de grupos ou entidades que se destacam nos diversos setores da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afrodescendente.
Neste ano foram homenageadas cinco pessoas, através de propostas feitas pelos vereadores. O ambientalista e servidor público Nilton Costa da Silva escolhido pelo vereador Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT); o marceneiro e luthier de tambores Adeilson Lopes Pinheiro (Lafayette), por indicação de Danilo Godoy (PSDB); o comerciante José Ricardo de Melo (Ricardo Santa Fé) indicado por Carlos Fontes (DEM); a professora Francisca Geruza da Silva Milanez, homenageada por José Luis Fornasari, o Joi (PPS); e o vice-presidente da Amplasol – Associação de Moradores de bairro do Planalto do Sol, Valdir Brandão, por indicação de Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT).

Estiveram presentes à solenidade, o presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva e todos os vereadores autores das proposituras de homenagem, além do presidente do Movimento Negro Quilombo da Paz, Antonio Carlos Vianna de Barros, o Carlinhos. Anízio e os vereadores usaram a palavra e destacaram a importância da homenagem, elogiaram os homenageados e as atividades realizadas na cidade durante a Semana da Consciência Negra. Anízio lembrou que o Legislativo defende o direito à igualdade, previsto na Constituição Federal, bem como o direito à diferença, que é a possibilidade de todos viverem segundo sua própria cultura e suas características pessoais, sem discriminação ou preconceito.

Este é o oitavo ano da homenagem prestada pela Câmara e nos sete anteriores, 57 pessoas foram homenageadas com a medalha Zumbi dos Palmares, que foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil colônia e o maior ícone da história dos negros no país. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.

REPERCUSSÃO

“É uma importância muito grande receber essa homenagem, mesmo porque me identifico com o movimento, é da minha raça, estou muito contente”, destacou Valdir Brandão. “Agradeço ao Joi pela distinção e essa honraria só aumentar a minha responsabilidade social com o povo de Santa Bárbara d’Oeste. Estou feliz com este momento”, contou Francisca Geruza Milanez.

“Ser do movimento social e ter meu nome associado a um herói nacional (Zumbi), pela sua importância, é uma honra muito grande e agradeço ao Fabiano Pinguim pela lembrança”, relatou Nilton Costa. “Receber esta medalha representa o reconhecimento da minha militância às causas do negro e ao estudo que venho realizando para resgatar a cultura negra no município”, comentou Lafayette. “É um prazer receber esta homenagem e agradeço ao Carlos Fontes. É fruto de algum trabalho que venho realizando pela cidade. É uma forma de reconhecimento”, explicou Ricardo Santa Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário