3 de fevereiro de 2010

PADRE INÁCIO E FRANCISCO DE LIMA RECEBEM HOMENAGENS DE DANILO E CARLÃO NO JARDIM EUROPA


Os vereadores Antonio Carlos Ribeiro "Carlão Motorista" (PDT) e Danilo Godoy (PSDB), entregaram no último sábado (30), a medalha Dona Margarida – a Fundadora e o Diploma de Gratidão ao padre Inácio Cusmano, pároco da Paróquia São Sebastião, do Jardim Europa, e ao voluntário da igreja Francisco Vitor de Lima pelos excelentes trabalhos prestados na área religiosa e social do município.

A entrega das honrarias ocorreu após a missa das 19h30 e durante a realização do Jantar Italiano, no Salão Paroquial com a presença de aproximadamente 400 pessoas.

O primeiro a fazer a entrega foi o vereador Carlão Motorista que homenageou Francisco Vitor de Lima. Em seguida, Danilo Godoy fez a entrega das honrarias ao padre Inácio Cusmano. “Para mim é uma honra entregar a medalha Dona Margarida e o Diploma de Gratidão ao padre Inácio”, comentou Danilo, que destacou o trabalho desenvolvido pelo homenageado na área religiosa e social da cidade.

Já Francisco de Lima deveria ter recebido a homenagem durante a sessão solene realizada na Câmara dia 14 de dezembro de 2009, mas não pôde estar presente por problemas particulares. “Parabenizo o padre Inácio pelo trabalho de evangelização e os projetos desenvolvidos em nossa comunidade e ao meu amigo Francisco pela dedicação que tem servido a comunidade há mais de 20 anos. O Chico é um membro da comunidade, um cidadão amado e respeitado pela comunidade São Sebastião”, ressaltou Carlão.

A Medalha Dona Margarida e o Diploma de Gratidão, foram instituídos em 1986 pelo Poder Legislativo, sendo outorgados a personalidades que tenham se destacado no município, Estado ou nação. Assim, essa medalha homenageia a ilustre fundadora da cidade, Dona Margarida da Graça Martins, possuindo sua efígie num lado e no outro o brasão do município.

PADRE INÁCIO

Nascido em Rio Claro em 25 de outubro de 1965, Inácio Cusmano é o quarto filho de Dona Ida Severoni Cusmano e Giuseppe Cusmano. Na “Cidade Azul”, cursou o primeiro e o segundo graus e fez curso técnico em Tornearia Mecânica na Escola Técnica Estadual Profº Armando Bayeux da Silva. Entrou para o seminário em 1994, em São Carlos, para cursar Filosofia. Em 1996, se mudou para Santa Bárbara d’Oeste para residir no Seminário de Teologia São José da Paróquia São José e, assim, deu início aos estudos na Faculdade de Teologia em Campinas.

Foi ordenado diácono em 1999 pelas mãos de Dom Eduardo Koaik e em 4 de dezembro do mesmo ano, Dia da Padroeira – Santa Bárbara, foi ordenado sacerdote da Santa Igreja, também pelas mãos de Dom Eduardo Koiak, em cerimônia na Catedral Santo Antonio em Piracicaba.

Após sua ordenação sacerdotal, Inácio foi indicado para auxiliar como vigário o padre Agnaldo Rogério dos Santos, na época, pároco da Paróquia São João Batista, no bairro Mollon, permanecendo ali por oito meses. Depois, foi transferido ainda como vigário para auxiliar o padre Orivaldo Casini (hoje monsenhor) na cidade de São Pedro, atuando no município por um ano e cinco meses.

Em seguida, Inácio Cusmano foi transferido para a Paróquia São Sebastião, no Jardim Europa, no dia 31 de janeiro de 2002, onde continua até os dias de hoje. È também responsável pela coordenação pastoral da região de Santa Bárbara d’Oeste junto à Diocese de Piracicaba, é responsável pela parte administrativa da Escola de Agentes da região de Santa Bárbara d’Oeste e também responde como chanceler do bispado, onde trabalha na Cúria Diocesana de Piracicaba com o bispo Dom Fernando Mason.

Esta foi a segunda vez que o padre Inácio recebeu homenagem da Câmara. Em 2002, por indicação do vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), ele foi condecorado com o título de Cidadão Barbarense.

FRANCISCO VITOR DE LIMA

Francisco Vitor de Lima nasceu em Três Pontas, Minas Gerais. Filho de Afonso Alves Ferreira Rosa e Conceição Rodrigues de Lima. Em outubro de 1981, casou-se com Maria do Carmo Santos de Lima com quem teve duas filhas, Juliana e Josiane. Depois vieram para o interior de São Paulo.

Em 1987, a família mudou-se para Santa Bárbara d’Oeste. Para sustentar a família, trabalhou como operador de máquina até se aposentar. Católico apostólico, ele e sua família freqüentam a Paróquia São Sebastião do Jardim Europa. Quando se aposentou passou a fazer parte da equipe de voluntários da igreja, integrando a Pastoral dos Vicentinos. A Pastoral é responsável pelas visitas às famílias que estão passando por dificuldades, recolhe doações de alimentos, roupas, calçados, cadeiras de rodas e de banho e muletas. Todo este material é distribuído às famílias carentes.

É também é responsável pela organização dos alimentos e a montagem das cestas básicas. Participa da Pastoral da Criança, fazendo acompanhamento de crianças desnutridas com fornecimento de leite e alimentos e controle de pesagem, além de orientar os pais sobre o aproveitamento dos alimentos ricos em vitaminas para uma alimentação saudável. É conhecido por todos pela simplicidade, honestidade e disposição de ajudar o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário