9 de junho de 2011

CARLÃO ASSINA PROJETO PARA CRIAÇÃO DO DIA MUNICIPAL DA CULTURA E DA PAZ

O vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), protocolou, hoje (9), o Projeto de Lei 64/2011, que institui o dia 25 de julho como o Dia Municipal da Cultura e da Paz, e, ao mesmo tempo, adota a Bandeira da Paz. O projeto prevê a realização de atividades artísticas, religiosa e culturais com grande confraternização em escolas, museus, bibliotecas e demais repartições educacionais, científicas, culturais ou artísticas municipais e outros prédios públicos, oportunidade na qual deverá ser hasteada a referida bandeira.

O parlamentar explica que data remete ao calendário maia como oportunidade de recomeço e já foi escolhida em dezenas de câmaras para comemorar o Dia Municipal da Cultura e da Paz, como em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. A bandeira de cor branca traz um círculo vermelho-púrpura descrito pelo artista, filósofo e humanista russo Nicholas K. Roerich como símbolo da totalidade da cultura e três esferas no centro representando a arte, a ciência e a religião.

Segundo consta no projeto, a data servirá também para que seja prestada homenagem a um cidadão ou entidade barbarense que tenha realizado algum trabalho expressivo em favor da promoção da paz e da cultura. Sendo que a escolha do homenageado será uma das funções de uma comissão, composta por sete membros efetivos e dois convidados, cuja função será cumprir e fiscalizar a aplicação da lei. Os membros efetivos serão: prefeito, presidente da Câmara, juiz de direito da comarca, diretor do fórum, comandante da Polícia Militar, delegado de Polícia Civil da 1ª delegacia e secretário de cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário