11 de outubro de 2012

CARLÃO RECEBE RESPOSTA DA DIRETORIA DE ENSINO SOBRE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SEM DIPLOMA

O vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), recebeu resposta da dirigente regional de ensino, Claudicir Brazilino Picolo, a respeito do Requerimento n° 495/2012, por meio do qual o parlamentar solicitou informações quanto à contratação de professores sem diploma em Santa Bárbara d’Oeste. No ofício enviado à Câmara, Claudicir informa que o processo de atribuição de aulas é disciplinado pela Resolução SE n° 89, de 29 de dezembro de 2011, editada pela Secretaria de Estado da Educação em Diário Oficial.

A dirigente regional explica que a contratação de professores sem conclusão da habilitação consta no Artigo 7° da resolução mencionada, em conformidade com a condicional de aulas remanescentes, após esgotadas todas as outras possibilidades de atribuição para docente ou candidato habilitado, configurando, assim, caráter de exceção. Ela ressalta que, atualmente, há 2.768 professores pertencentes aos quadros escolares da diretoria, dos quais 1.229 são contratados. Deste universo de docentes contratados, ela detalha que Santa Bárbara d’Oeste possui 33 professores na referida condição de exceção, o que representa 2,6% do total.

Segundo a dirigente, todos os profissionais contratados contam com acompanhamento pedagógico, com orientações técnicas e capacitações em serviço, além do subsídio curricular oferecido pela Secretaria de Educação a fim de garantir o corpo mínimo de conteúdos comuns a todos os anos curriculares, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais a todos os educandos. Quanto à opinião da Diretoria Regional sobre esse tipo de contratação, ela informa que “a qualidade do trabalho pedagógico nunca foi olvidada, visto o acompanhamento e formação em serviço oferecido pelos órgãos da Secretaria Estadual de Educação e pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, que acompanham o trabalho realizado por esses professores.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário