7 de outubro de 2009

CARLÃO PROPÕE PROJETOS SOBRE PALESTRAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ÁLCOOL, DROGAS E DEPRESSÃO


O vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), protocolou hoje (7) na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, dois projetos que autorizam o Poder Executivo a realizar palestras de conscientização sobre uso de álcool e drogas e doenças como depressão e alterações de humor entre crianças e adolescentes.

O Projeto de Lei nº 106/09, autoriza o município a realizar palestras de conscientização e prevenção sobre o uso de álcool e drogas entre os adolescentes e suas conseqüências. De acordo com a proposta, as palestras serão realizadas nos centros comunitários e em salas de aula das escolas da cidade. As secretarias de Saúde, Educação, Promoção Social e Segurança, Trânsito e Defesa Civil ficarão responsáveis pelo desenvolvimento de outros programas relativos aos eventos.

As palestras visam prevenir e alertar sobre o problema enquanto saúde pública, como também ajudar no desenvolvimento de ações voltadas para os riscos biológicos, sociais e psicológicos associados ao uso de drogas lícitas e ilícitas e outras substâncias psicoativas. “Temos como objetivo prevenir e orientar os pais para que possam identificar, o mais precocemente possível, o uso dessas substâncias pelos filhos”, disse Carlão.

Outro Projeto de Lei nº 107/09, autoriza palestras de conscientização aos pais e familiares sobre depressão e outras alterações de humor e comportamentos entre crianças e adolescentes, também nos centros comunitários e escolas do município. Nesse caso, ficarão responsáveis pelo desenvolvimento dessas atividades as secretarias de Saúde, Educação e de Promoção Social.

O vereador destaca que a taxa de depressão infanto-juvenil vem crescendo em todo o mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Na faixa entre seis e 16 anos, por exemplo, ela passou de 4,5% para 8% na última década. A violência urbana, o excesso de atividades na agenda diária e a falta de espaço para o lazer são apontados como os principais fatores, além da cobrança da própria sociedade. “O projeto tem como finalidade orientar os pais de como identificar os sinais de depressão e quais os procedimentos que deverão ser tomados”, explicou Carlão Motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário